Final de ano e período de férias muitas vezes são o momento ideal para aquela desejada viagem em família, seja apenas por um feriadão, seja a temporada inteira de descanso. Mas que não haja surpresas no retorno, ou surjam situações que prejudiquem a segurança e bom andamento do condomínio, algumas medidas precisam ser observadas.Em primeiro …
Vai viajar com a família nas férias? Veja alguns cuidados para manter o apartamento seguro.


Final de ano e período de férias muitas vezes são o momento ideal para aquela desejada viagem em família, seja apenas por um feriadão, seja a temporada inteira de descanso. Mas que não haja surpresas no retorno, ou surjam situações que prejudiquem a segurança e bom andamento do condomínio, algumas medidas precisam ser observadas.
Em primeiro lugar, informe sua ausência ao síndico, principalmente se for por um período prolongado. Assim, a equipe do condomínio pode ficar atenta a movimentações estranhas. Por outro lado, sabemos que é difícil nos dias de hoje, mas seria prudente evitar divulgar a viagem nas redes sociais. Compartilhar sua localização em tempo real pode atrair pessoas mal-intencionadas. Prefira publicar fotos ou detalhes somente após o retorno.
Peça a ajuda de alguém de confiança! Um parente, amigo ou vizinho mais próximo pode recolher correspondências, abrir janelas ocasionalmente e verificar se está tudo em ordem no apartamento. Isso evita sinais de ausência prolongada.
Antes de sair, um checklist prático também cai bem. Certifique-se de que todas as portas e janelas estejam bem trancadas. Utilize travas extras, se necessário, e feche o registro de gás. Desligue aparelhos eletrônicos, assim, além de prevenir curtos-circuitos, também será economizada energia. Uma dica interessante é a utilização de timers automáticos para luzes, para criar a impressão de que há pessoas no apartamento.
Para sair de férias ainda mais tranquilo, tenha certeza de que os protocolos de segurança do condomínio estão sendo seguidos, como o cadastro de visitantes e entregas. Se houver câmeras de segurança, certifique-se de que estão funcionando. Por fim, avalie a contratação ou revisão do seguro para o apartamento, incluindo cobertura contra furtos, incêndios e outros imprevistos.
Fonte @Secovi-PE