UFPE lança graduação em Inteligência Artificial

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deu um passo importante para o futuro da tecnologia no Nordeste ao anunciar o lançamento do curso de bacharelado em Inteligência Artificial (IA). A graduação, uma das primeiras na região, será oferecida a partir do primeiro semestre de 2025 (2025.1), com início das aulas marcado para 5 de maio. As inscrições estão abertas até 4 de abril e devem ser feitas no site da instituição.O curso, que será ministrado no Centro de Informática (CIn) no Campus Recife, terá 50 vagas disponíveis, divididas em duas entradas de 25 vagas cada. Para concorrer, os candidatos poderão utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2022, 2023 e 2024. A partir de 2026, o processo seletivo será realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).Alinhamento com o Plano Nacional de Inteligência ArtificialO reitor da UFPE, Alfredo Gomes, destacou que a criação do curso está alinhada com o Plano Nacional de Inteligência Artificial, lançado pelo governo federal em 2024. O objetivo é fortalecer a área tanto no âmbito acadêmico quanto econômico, formando profissionais qualificados para atender às demandas do mercado."É um curso que tem uma vinculação com o Plano Nacional de Inteligência Artificial, que foi lançado em meados do ano passado. Então, há uma expectativa do governo federal de fortalecer essa área do ponto de vista econômico, mas também acadêmico, para que possamos formar quadros qualificados", afirmou Gomes em entrevista ao g1.Estrutura do curso e áreas de atuaçãoO diretor do CIn, Paulo …

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deu um passo importante para o futuro da tecnologia no Nordeste ao anunciar o lançamento do curso de bacharelado em Inteligência Artificial (IA). A graduação, uma das primeiras na região, será oferecida a partir do primeiro semestre de 2025 (2025.1), com início das aulas marcado para 5 de maio. As inscrições estão abertas até 4 de abril e devem ser feitas no site da instituição.

O curso, que será ministrado no Centro de Informática (CIn) no Campus Recife, terá 50 vagas disponíveis, divididas em duas entradas de 25 vagas cada. Para concorrer, os candidatos poderão utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2022, 2023 e 2024. A partir de 2026, o processo seletivo será realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Alinhamento com o Plano Nacional de Inteligência Artificial

O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, destacou que a criação do curso está alinhada com o Plano Nacional de Inteligência Artificial, lançado pelo governo federal em 2024. O objetivo é fortalecer a área tanto no âmbito acadêmico quanto econômico, formando profissionais qualificados para atender às demandas do mercado.

“É um curso que tem uma vinculação com o Plano Nacional de Inteligência Artificial, que foi lançado em meados do ano passado. Então, há uma expectativa do governo federal de fortalecer essa área do ponto de vista econômico, mas também acadêmico, para que possamos formar quadros qualificados”, afirmou Gomes em entrevista ao g1.

Estrutura do curso e áreas de atuação

O diretor do CIn, Paulo Borba, explicou que o curso terá uma base sólida em Inteligência Artificial, com disciplinas específicas que abrangem diversas subáreas, como processamento de imagens, processamento de linguagem natural, modelos de linguagem (como o ChatGPT), entre outras. Além disso, o currículo incluirá matérias em comum com outras áreas da tecnologia, como ciência da computação e sistemas de informação.

Os formandos estarão aptos a atuar em diversos setores, incluindo:

  • Ciência de dados;
  • Engenharia de machine learning, IA ou dados;
  • Processamento de linguagem natural;
  • Visão computacional;
  • IA generativa;
  • Cibersegurança com IA ou ética e governança de IA;
  • Consultoria;
  • Arquitetura de soluções em IA;
  • Desenvolvimento de sistemas autônomos;
  • Análise de negócios em IA.

“O formando, nesse curso, vai ter a capacidade de desenvolver tanto um modelo de aprendizado de máquina do zero, como treinar e adaptar modelos existentes. As aplicações são nos mais diversos domínios, desde medicina até educação e área jurídica”, explicou Borba.

Impacto no mercado e na sociedade

A criação do curso reflete a crescente demanda por profissionais qualificados em Inteligência Artificial, uma área que está se expandindo rapidamente e tem um impacto significativo em diversos setores da economia e da sociedade. A UFPE espera que os formandos contribuam para o desenvolvimento de soluções inovadoras e éticas, alinhadas com as necessidades do mercado e da sociedade.

Como se inscrever

Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever até 4 de abril no site da UFPE. As informações detalhadas sobre o edital e os critérios de seleção estão disponíveis no portal da instituição.

Com essa iniciativa, a UFPE reforça seu papel como uma das principais instituições de ensino e pesquisa do país, preparando os estudantes para os desafios e oportunidades da era da Inteligência Artificial.

Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Share the post

Comments